AME busca conscientização sobre faltas em consultas, exames e procedimentos
O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de
Santa Fé do Sul alerta os pacientes quanto às faltas em
consultas, exames ou procedimentos. A ausência nos atendimentos
agendados afeta centenas de usuários que aguardam a assistência,
podendo comprometer a saúde.
O índice de absenteísmo – ausência no serviço – chegou a 9,88%, alcançando o número de 3.889 faltas no período de janeiro a agosto deste ano, em consultas médicas. De acordo com dados da Controladoria, Dermatologia (15,13%), Proctologia (13,42%) e Neurologia (11,83%) são as especialidades com maior ausência nas consultas. Geriatria chega a 11,54% e Cirurgia Geral, 11,47% ficando em quarto e quinto lugares. “São números significativos, que acarretam ociosidade em nossos serviços, pois ficamos à disposição para o atendimento de todos os pacientes que foram agendados. O absenteísmo acarreta também maior tempo de espera para quem está na fila, aguardando que sua consulta seja agendada”, explicou Vera Elaine Lacerda, gerente administrativa.
Além da remarcação das consultas, aumenta a fila de espera e, consequentemente, prejudica os próximos usuários a serem atendidos, além de interferir tanto na agenda dos médicos quanto na disponibilidade de funcionários.
Com o intuito de reduzir esta média, o AME desenvolve medidas preventivas e conta com apoio da população. Torpedos são enviados para o celular dos pacientes agendados – 48 e 24 horas antes do procedimento. Além disso, o Call Center liga na véspera, para confirmar a presença. Tudo para garantir que esta vaga não seja perdida. “Precisamos da conscientização dos usuários, para que compareçam no seu atendimento agendado, e caso não seja possível a sua realização, que nos avise com antecedência, para que possamos aproveitar essa vaga para o próximo da fila de espera, e assim, o usuário tenha o seu atendimento de direito”, afirmou.
Os serviços de saúde são planejados para atender a determinado número de pacientes visando atenção ao cidadão. O atendimento não realizado é uma oportunidade perdida de oferecer assistência a outro indivíduo que necessita de atenção a sua saúde e também prejuízo financeiro. “Para garantirmos a qualidade, resolutividade e a humanização do atendimento temos o sistema de agendamento. Para aqueles que tiveram imprevistos, pedimos que entre em contato pelo telefone (17) 3641-9160 e libere o horário, ajudando outra pessoa que também está precisando”, concluiu.
O índice de absenteísmo – ausência no serviço – chegou a 9,88%, alcançando o número de 3.889 faltas no período de janeiro a agosto deste ano, em consultas médicas. De acordo com dados da Controladoria, Dermatologia (15,13%), Proctologia (13,42%) e Neurologia (11,83%) são as especialidades com maior ausência nas consultas. Geriatria chega a 11,54% e Cirurgia Geral, 11,47% ficando em quarto e quinto lugares. “São números significativos, que acarretam ociosidade em nossos serviços, pois ficamos à disposição para o atendimento de todos os pacientes que foram agendados. O absenteísmo acarreta também maior tempo de espera para quem está na fila, aguardando que sua consulta seja agendada”, explicou Vera Elaine Lacerda, gerente administrativa.
Além da remarcação das consultas, aumenta a fila de espera e, consequentemente, prejudica os próximos usuários a serem atendidos, além de interferir tanto na agenda dos médicos quanto na disponibilidade de funcionários.
Com o intuito de reduzir esta média, o AME desenvolve medidas preventivas e conta com apoio da população. Torpedos são enviados para o celular dos pacientes agendados – 48 e 24 horas antes do procedimento. Além disso, o Call Center liga na véspera, para confirmar a presença. Tudo para garantir que esta vaga não seja perdida. “Precisamos da conscientização dos usuários, para que compareçam no seu atendimento agendado, e caso não seja possível a sua realização, que nos avise com antecedência, para que possamos aproveitar essa vaga para o próximo da fila de espera, e assim, o usuário tenha o seu atendimento de direito”, afirmou.
Os serviços de saúde são planejados para atender a determinado número de pacientes visando atenção ao cidadão. O atendimento não realizado é uma oportunidade perdida de oferecer assistência a outro indivíduo que necessita de atenção a sua saúde e também prejuízo financeiro. “Para garantirmos a qualidade, resolutividade e a humanização do atendimento temos o sistema de agendamento. Para aqueles que tiveram imprevistos, pedimos que entre em contato pelo telefone (17) 3641-9160 e libere o horário, ajudando outra pessoa que também está precisando”, concluiu.
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